terça-feira, fevereiro 05, 2008

Sabemos ou não??

É engraçado quando nos apercebemos o quão ignorantes somos. Por muito que saibamos, ou que pensamos que saibamos, há sempre qualquer coisa que nos escapa, sempre qualquer coisa que ignoramos por completo.
Quando somos crianças dão-nos noções tão suaves e simples para coisas que são na verdade mais complexas do que aquilo que nos dizem. Um exemplo claro é a noção de gravidez. Enchem-nos de tretas, é o que é. Uns contam a história da sementinha, outros a da cegonha e ainda outros que misturam as duas. O facto é que depois pensamos que sabemos, mas na verdade não sabemos nem metade da história.
Pois isso acontece quase todos os dias. Eu pensava que já não havia mais nada para saber acerca dos átomos quando acabei o 9º ano. Mas agora que dei os números quânticos vejo que por detrás de um porquê, existe outro, e outro e outro. E isto acontece em várias situações da minha vida, o que é extraordinário e ao mesmo tempo leva-nos a pensar se haverá mais alguma coisa a descobrir, ou se já foram encontrados todos os porquês...
É por estas e por outras que Sócrates dizia: só sei que nada sei!

0 criticas construtivas: