quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Diário de Bordo

18:15, 22 de Fevereiro, 2009
Peniche


Estou na varanda do quarto do Hotel a observar o pôr-do-sol. O tempo, para mim, parou. Não passam as horas, os minutos e segundos. A única coisa que se move é o sol, pouco a pouco, recolhendo-se no seu refúgio subterrâneo nos confins do mar.
Enquanto ouço a Sunburn dos Muse, olho para o horizonte, observo o mar e penso nos segredos que este ainda tem para revelar. Tento adivinhar o que se esconde para além daquela linha imaginária que representa o horizonte, mas só me ocorre que muito provavelmente serão pessoas desconhecidas, navios naufragados, uma ou duas sereias, um barco de pesca ou então terras (ainda) desconhecidas. O sol está a quase a desaparecer, cada vez que olho esconde-se mais um centímetro ou dois e a noite começa a estender o seu manto negro: começa o crepúsculo. O céu rosado, que começou por ser laranja e depois vermelho, começa agora a ficar violeta. É uma rapsódia de cores e tonalidades sem fim.
Nas dunas, a noite começa a estender o seu manto, as gaivotas começam a descer para os seus ninhos e eu, aqui na varanda, a contemplar todas estas mudanças. Agora o sol já desapareceu, começa a abandonar o meu corpo toda aquela sensação de calor que antes tinha. Ainda não há estrelas no céu, mas elas aparecerão, gostam de ser contempladas demais para se esconderem por muito tempo. No entanto, já há luz na rua e os banhistas começam a recolher-se nos hotéis.
Nem parece Inverno. O som do mar, tão perto de mim, remete-me para as férias do Verão. Mas de novo o frio que me gela as mãos e a espinha transporta-me para a realidade. Ainda nem me fui embora e já sinto saudades do mar, da sensação de serenidade, calma e sossego que este me transmite. É tão essencial, tão único, não sei como aguento tanto tempo longe dele.
Ainda o vou ver amanhã, mas não será a mesma coisa, será sempre uma despedida, triste e desgostosa como todas as outras que já tive que fazer.

1 criticas construtivas:

de Pina disse...

E já fui tão feliz em Peniche.
Vai passando pelo meu bloguezinho, há sempre novidades.
Beijinhos e boas escritas